terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Mais uma mensagem falsa - um exemplo de phishing

Recebi esta mensagem na sexta passada, dia 4 de janeiro de 2008, exatamente às 22:18:01 Hora oficial do Brasil, vejam como não é muito criativo o texto:

Assunto da mensagem: O s
eu Titulo de Eleitor Sera Cancelado, Leia Com Atenção O Aviso Do TSE.

Brasília, 07 de Fevereiro de 2008
Informamos que seu titulo eleitoral teve um Cancelamento provisório.

O motivo do cancelamento foi uma irregularidade em seu Cadastro de Pessoa Física (CPF) a qual motivou o cancelamento do mesmo, e também de seu título eleitoral.

Para saber mais detalhes sobre esta irregularidade, e quais providências tomar, leia o regulamento clicando no link abaixo.

Após clicar no link, será exibida uma janela, onde a opção "EXECUTAR" deve ser clicada.

CLIQUE AQUI PARA ABRIR O REGULAMENTO

ou se não conseguir Clique Aqui

Todos os direitos reservados ao Tribunal Superior Eleitoral


Dá pra perceber algumas coisas interessantes.
  • O pessoal do TSE não soube escrever título e arriscou titulo, interessante pra quem passa o dia inteiro lendo esta mesma palavra, ou então terceirizaram a área e não exigem mais escolaridade.
  • O governo anda tão moderno que já possui até máquina do tempo, a mensagem viajou 34 dias de volta do futuro até a data em que a recebi. Se não for isto então ando tão desinformado que já estamos em fevereiro e eu nem percebi.
  • Na mensagem não consta meu nome, o número do meu título eleitoral, muito menos o do meu CPF. Mesmo assim sou convidado a clicar num link que baixará um executável num destes servidores suspeitos.
  • Até onde sei qualquer notificação oficial vem pelo correio, acredito que continue assim por mais um bom tempo.
  • Não foi informada qual seria a tal irregularidade.
  • No assunto vem titulo de eleitor e na mensagem titulo eleitoral, parece que cada texto foi escrito por uma pessoa diferente.
  • Se o aviso vem do TSE, por que eles me dizem para ler o aviso do TSE e não o nosso aviso.
Acho que já chega destes detalhes, mas estas mensagens estão ficando cada dia mais convincentes, afinal no texto só houve um erro de português, o que seria quase que um milagre há menos de um ano atrás.

Pode ser que os crackers tenham voltado a freqüentar escolas ou ler livros, mas pelo visto drogas e álcool não foram esquecidos e raciocínio lógico não continua sendo o forte deles.

Observação: os links foram alterados!

0 comentários: