sábado, 9 de fevereiro de 2008

Mais uma farsa, agora envolvendo o Orkut

Olhem a mensagem que recebi:

Seu Orkut foi selecionado no sistema de revisão de nosso banco de dados.
Pedimos desculpas, mas, este é só mais um meio de nós mantermos sua segurança.
Para que isso não ocorra novamente pedimos que Clique aqui, e refaça seu login.
Caso isso não for feito dentre 24hs seu Orkut será removido sem aviso prévio.

Só para variar tem vários erros.

Antes de mais nada eu não tenho Orkut, eu tenho um perfil no Orkut, eu não sou dono da rede social nem tenho uma rede social homônima, e se tivesse o Google já teria me processado há muito tempo, e com razão.

Segundo, como eu vou refazer o meu login, eu posso logar, ou seja, fazer meu login, refazer provavelmente seria alterar meu username ou minha senha. Além do mais o link que estava no "Clique aqui" era redirecionado a um destes servidores vagabundos onde qualquer um põe o que bem entender e fica por isto mesmo, não estava em www.orkut.com.

Como usamos o Sistema Métrico Internacional e provavelmente a grande maioria freqüentou o ensino fundamental, ou seja lá que nome tinha na época, a maioria sabe que para abreviar 24 horas se usa 24 h, com direito a espaço no meio e sem o s do plural, cada vez mais difícil de se encontrar como o r do infinitivo. De qualquer forma, uma mensagem desta gravidade não permitiria abreviações.

Caso isto não seja feito dentro de 24 horas dói menos do que ter que ler um absurdo destes que faria Camões se revirar eternamente dentro da sua tumba.

E além do mais, redes sociais tem o seu valor calculado em função do número de usuários. Se o Orkut começar a apagar perfis, realmente ele estará dando um grande tiro no pé. Redes sociais têm o seu valor calculado em função do número de membros, quem apaga seus participantes sem um motivo pelo menos aceitável, corre o risco de desaparecer.

Fica então o conselho, leia e releia qualquer mensagem suspeita. Quanto mais erros de português e de lógica ela contiver, mais facilmente ela será apenas mais um phishing, ou seja um golpe. Hackers entendem de informática e não têm medo de estudar, crackers copiam códigos e não sabem nem escrever o próprio nome, não deixe o medo agir por você!

0 comentários: